QUÍMICA - Funções oxigenadas e nitrogenadas
O fenol é um poderoso agente bactericida que foi muito utilizado como desinfetante de instrumentos cirúrgicos, mas devido a sua toxicidade e poder corrosivo foi substituído por seus derivados. Outros dois fenóis muito conhecidos são o cresol, usado em inseticidas, repelentes e na produção de antissépticos, e a hidroquinona, um difenol, usada em herbicidas e no tratamento de pele. A tabela abaixo mostra as massas molares desses compostos.
Qual é a proporção entre as massas dos átomos de hidrogênio do composto fenólico com maior massa de carbono em relação ao composto com maior massa molar?
Dados: M.A. (u): H = 1; C = 12; O = 16.
(Mackenzie-SP) O mentol, usado na fabricação de balas e chicletes para propiciar uma sensação refrescante, afeta os sensores responsáveis pela sensação de frio, tornando-os ativos a uma temperatura acima do normal. A fórmula estrutural do mentol é:
E nela é possível identificar:
A) um radical fenil.
B) os radicais metil e isopropil.
C) uma substância orgânica da função fenol.
D) um álcool aromático.
E) uma substância de fórmula mínima CHO.
Devido à sua propriedade bactericida e ação conservante os parabenos são utilizados em xampus, hidratantes e cremes de barbear. Infelizmente algumas pesquisas os apontam como potenciais causadores de alergias na pele ou envelhecimento precoce. São derivados do ácido-para-hidróxi-benzoico, como pode ser observado na fórmula estrutural abaixo.
Para obtenção de um éster com menor número de átomos de carbono possível, o radical –R deve ser substituído por:
Através do aquecimento do cianato de amônio, Wöhler conseguiu sintetizar a ureia em laboratório. Atualmente é produzida a partir do dióxido de carbono e da amônia. É uma diamida com apenas um átomo de carbono. Sua fórmula estrutural é:
(Ufam) Na busca por novos derivados da cocaína para fins medicinais foram sintetizadas várias substâncias anestésicas com menor efeito colateral possível, principalmente em relação à dependência química, como procaína, propoxicaína, mepivacaína e bupivacaína. O que essas substâncias têm em comum que as faz agir como anestésicos?
A) São alifáticas e possuem aminas terciárias.
B) São aromáticas e possuem aminas terciárias.
C) São aromáticas e possuem aminas secundárias.
D) São amidas N-substituídas.
E) São ésteres aromáticos.
(Ufam) Os compostos abaixo pertencem, respectivamente, às funções:
A) fenol, álcool, álcool e ácido carboxílico.
B) álcool, hidrocarboneto aromático, álcool e cetona.
C) fenol, álcool, enol e ácido carboxílico.
D) álcool aromático, álcool, álcool insaturado e aldeído.
E) álcool aromático, álcool, álcool insaturado e ácido carboxílico.
(UEM-PR) Pode-se verificar a existência de ponte de hidrogênio (ligação de hidrogênio) entre duas moléculas de:
Atuando como solvente, a acetona é muito utilizada para retirar esmaltes das unhas. Sua nomenclatura oficial é propanona e possui cadeia carbônica normal e saturada. Qual estrutura representa uma cetona saturada com cadeia ramificada?
A) (CH3)2CHCH2COCH3.
B) CH3CHCHCOCH3.
C) (CH3)2CHCH2CHO.
D) CH3(CH2)3COCH3.
E) CH3CHOHCH(CH3)2.
(Mackenzie-SP) Engradados de madeira provenientes da Ásia, antes de serem liberados na alfândega, são dedetizados com H3C — Br, para impedir que se alastre pelo Brasil um certo besouro que destrói as árvores. Relativamente ao H3C — Br é incorreto afirmar que:
(Dados os números atômicos: H = 1, C = 6, Br = 35)
A) é um hidrocarboneto.
B) é um haleto de alquila.
C) apresenta ligações covalentes.
D) é uma molécula polar.
E) é o bromometano.
(Unesp) Durante a guerra do Vietnã (década de 60 do século passado), foi usado um composto chamado agente laranja (ou 2,4-D) que, atuando como desfolhante das árvores, impedia que os soldados vietnamitas (os vietcongues) se ocultassem nas florestas durante os ataques dos bombardeiros. Esse material continha uma impureza, resultante do processo de sua fabricação, altamente cancerígena, chamada dioxina.
As fórmulas estruturais para estes compostos são apresentadas a seguir.
Esses compostos apresentam em comum as funções:
A) amina e ácido carboxílico.
B) ácido carboxílico e amida.
C) éter e haleto orgânico.
D) cetona e aldeído.
E) haleto orgânico e amida.
(Cesgranrio-RJ) A tiroxina, hormônio da glândula tireoide, é representada pela fórmula a seguir.
As funções orgânicas presentes na estrutura da tiroxina são, respectivamente:
A) ácido carboxílico, amida, haleto orgânico, éster, álcool.
B) ácido carboxílico, amida, haleto orgânico, éter, álcool.
C) ácido carboxílico, amina, haleto orgânico, éter, fenol.
D) aldeído, amina, haleto orgânico, éster, fenol.
E) aldeído, amina, haleto orgânico, éter, álcool.
Um componente essencial que fornece grande quantidade de energia e não deve ser excluído da dieta humana é a gordura, que provém de ácidos graxos; os mais conhecidos são o ômega-3 (ω-3; presente em peixes, oleaginosas, linhaça), o ômega-6 (ω-6; presente nas carnes, gema do ovo) e o ômega-9 (ω-9; presente no óleo de oliva, azeitona, abacate). A numeração seguida do ômega indica a localização da primeira ligação dupla entre átomos de carbono, contando a partir da extremidade oposta ao grupo carboxila. O ácido linoleico, por exemplo, possui 18 átomos de carbono e duas ligações duplas, uma no átomo de carbono 9 e outra no átomo de carbono 12, assim a representação será C18:2 (9,12) / ω6. A fórmula estrutural abaixo mostra o ácido araquidônico, encontrado no leite materno e na placenta.
Qual será a representação do ácido araquidônico?
A) C18:4 (6, 9, 12, 15) / ω6.
B) C18:2 (5, 8, 11, 14) / ω3.
C) C20:4 (6, 9, 12, 15) / ω6.
D) C20:2 (5, 8, 11, 14) / ω3.
E) C20:4 (5, 8, 11, 14) / ω6.
(PUC-MG) A gingerona é um componente do gengibre-rizoma (ou caule subterrâneo) do Zingiber officinale, de fórmula:
Ele apresenta grupos funcionais de:
A) éter, fenol e cetona.
B) fenol, éster e aldeído.
C) álcool, éster e aldeído.
D) álcool, éter e cetona.
E) n.d.a
A substituição de átomos de hidrogênio da amônia por radicais orgânicos forma a função orgânica nitrogenada amina. Algumas possuem odor desagradável, como a putrescina e a cadaverina, que são diaminas primárias com cadeias carbônicas saturadas resultantes da decomposição de aminoácidos. A diferença entre elas é que a primeira possui quatro átomos de carbono e a segunda possui um átomo de carbono a mais. Qual a fórmula molecular da cadaverina?
Feromônios são substâncias químicas usadas na comunicação entre indivíduos da mesma espécie. A maioria dos feromônios já identificados é composta por uma mistura de moléculas, em que uma delas está sempre presente em maior quantidade.
Alguns feromônios de formigas são representados abaixo.
Qual alternativa associa corretamente o nome da molécula ao seu feromônio?
A) Dodecano para marcação de trilha.
B) Hexan-1-al para alarme.
C) Nonan-3-ona para preparação para luta.
D) Bbutan-1-ol para pressentir perigo.
E) Hexanal para pressentir perigo.
Explosivos resistentes ao calor são eficazes para a perfuração de solos rochosos durante a extração do petróleo, pois não se decompõe em altas temperaturas, descargas elétricas ou impactos. Um exemplo desse grupo de explosivos é o 1,2 bis ((2,4,6-trinitrofenil)-etileno), HNS, fórmula estrutural representada abaixo.
O HNS é produzido por meio de um método de síntese complexo que envolve uma etapa de halogenação do 2,4,6-trinitrotolueno (TNT). Qual é a função orgânica presente no HNS?